Estádio Raulino de Oliveira

Estádio Municipal Sylvio Raulino de Oliveira

O conforto é um dos pontos fortes do estádio Raulino de Oliveira e a estrutura é totalmente favorável ao torcedor. Uma estrutura moderna comporta o público em arquibancadas e cadeiras.

Endereço: Rua Panamá, nº 200, Jardim Paraíba – Volta Redonda – Rio de Janeiro

Divisão do Estádio

Arquibancada A: Capacidade para 9.500 pessoas, 26 degraus, coberta em 2/3 de sua largura, onde estão posicionadas a tribuna de honra e as cabines de rádio e televisão.

Arquibancada B: Capacidade para 2.700 pessoas, 15 degraus, sem cobertura, localizada atrás do gol à esquerda da tribuna de honra e onde está localizado o painel eletrônico.

Arquibancada C: Capacidade para 5.200 pessoas, 15 degraus, com cobertura, localizada do lado oposto.

Arquibancada D: Capacidade para 2.700 pessoas, 15 degraus, sem cobertura, localizada atrás do gol à direita da tribuna de honra e onde fica o símbolo da cidade de Volta Redonda.

Toda essa estrutura foi desenvolvida com aço resistente à corrosão atmosférica. Ao todo, são 6.534m² de cobertura das arquibancadas e acessos. Essa é a estrutura elaborada para atender o nosso torcedor.

Iluminação

O sistema de iluminação do gramado do estádio Raulino de Oliveira é composto por 128 projetores circulares importados, com lâmpadas multivapores metálicas de 2.000 watts.

Alimentação de Energia Elétrica

Subestação com três transformadores de 300 kva, sendo um de 13,8 kv/380v para alimentação da iluminação do campo e outros dois de 13,8 kv/220vpara o restante do estádio.

Grupo motor-gerador de 40 kva de emergência para alimentação das lâmpadas das arquibancadas em caso de falta de energia elétrica. As saídas serão atendidas com luz de emergência individual.

Cadeiras

O torcedor de futebol gosta de apreciar um belo espetáculo e exige conforto e comodidade. O estádio Raulino de Oliveira prima por isso e está apto a oferecer vantagens. São 1.400 cadeiras com encosto no trecho central da arquibancada A (cadeiras especiais e tribuna de honra) e 18.600 assentos comuns para o restante do estádio.

Elevadores

Dois elevadores panorâmicos, com capacidade para 15 passageiros cada, com cinco paradas, atendem aos profissionais da imprensa, dos camarotes, da tribuna de honra e das cadeiras especiais.

Campo

O gramado do estádio Raulino de Oliveira é um verdadeiro tapete. A bola rola sob 10.202m² de grama do tipo Bermuda Tifton 419, acomodada sobre uma camada de 50 cm de areia (4.700m³), com irrigação embutida e computadorizada, e drenagem em espinha de peixe. O acesso ao gramado é feito por três túneis. São dois nas laterais para a entrada dos jogadores e o central para entrada do árbitro e auxiliares, autoridades e profissionais da imprensa.

Climatização

Todas as dependências do estádio são climatizadas com aparelhos de ar-condicionado tipo “Split” e de janela.

Controle de Acesso

O acesso rápido, fácil e tranqüilo dos torcedores que vão ao Raulino de Oliveira já é bem conhecido do público. Ele ocorre por meio de24 catracas eletrônicas, instaladas nas áreas de acesso ao estádio. As catracas são configuradas via software, permitindo acesso somente a setores pré-estabelecidos, e têm comunicação on line com o sistema gerenciador das informações, sendo um dos mais modernos do país.

Painel Eletrônico

Quem assiste a uma partida de futebol no estádio Raulino de Oliveira não perde uma informação sequer. Basta ficar atento ao painel, nas dimensões de 6x4m, no padrão full collor, na resolução RGB – Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Essa resolução permite uma excelente visualização dos efeitos e das imagens transmitidas antes e no decorrer dos jogos. As imagens são controladas e enviadas de uma sala de operação, através de um computador central. No painel estão disponíveis, além do placar do jogo e da divulgação de renda e público, fotos, propagandas e marcas dos parceiros e patrocinadores, escudos dos clubes, nomes dos jogadores e outras vinhetas criadas.

Serviços de Som

Além de visualizar no painel eletrônico diversas informações sobre as partidas de futebol, você também ouve todos os informes por meio do sistema de som do estádio. Com qualidade monofônica, possui 42 cornetas de 90 graus, cobrindo toda a sua extensão. É monitorado por uma mesa de oito canais e com amplificadores com potência real de cinco mil watts-RMS.

Segurança do Torcedor

Para garantir a segurança do público durante as competições e atendendo ao Estatuto do Torcedor, o estádio conta com circuito fechado de televisãocomposto por:

• 2 câmeras na parte externa;

• 2 câmeras posicionadas na cobertura;

• 25 câmeras fixas com zoom ajustáveis para monitorar as entradas nas imediações das bilheterias;

• Sala de segurança e monitoramento com quatro monitores coloridos de 27” e de alta resolução e dois gravadores de vídeo digital.

Vestiários

Conforto. Esta é a palavra ideal para definir as instalações dos vestiários do estádio Raulino de Oliveira. São dois vestiários para o jogo preliminar e dois para o jogo principal, equipados com sanitários, duchas e banheiras de hidromassagem, aquecimento a gás, armários, áreas de descanso, piso especial drenante, salas de aquecimento com piso em grama sintética, salas médicas e de raio X. Com toda essa comodidade, nenhum craque vai ter desculpa para não brilhar no gramado.

Sanitários

O estádio Raulino de Oliveira possui sanitários para atendimento ao público em todos os pavimentos, inclusive para os deficientes físicos.

Bares

Durante as partidas o torcedor tem à sua disposição os serviços de seis bares, quatro no primeiro pavimento e dois no segundo. O quarto pavimento contará com uma copa para atendimento ao público da tribuna de honra.